Campeonato de Skate - Parque das Águas 2012



Já diziam alguns professores na faculdade: "No esporte, a fotografia é velocidade".

Mas só fui entender isso mesmo na prática, quando uma amiga da faculdade me convidou para fotografar um Campeonato de Skate que aconteceria no Parque das Águas aqui em Sorocaba - SP, onde alguns amigos e parentes dela estariam ajudando no evento.

Para mim, que já tinha andado de skate alguns anos atrás e tinha um certa paixão por esse esporte, seria um prato cheio de oportunidade de aprendizagem, levando em conta que as manobras são rápidas, a luz depois do meio dia é mais dura gerando sombras diferentes e muitas vezes desagradáveis dependendo do que você planeja para sua foto!
Ou seja, eu teria que trabalhar bem a abertura do diafragma para poder usar uma velocidade mais alta do obturador!
(Se quiser mais dicas sobre velocidade de obturador, no final do post eu disponibilizei um link!)

Sem mais demora, topei a proposta, e preparei tudo para o dia.

Campeonato de Skate - Parque das Águas, Sorocaba - SP
10 de Novembro de 2012


Bom, antes de qualquer coisa, devo lembrar a cada um que for fotografar em ambientes abertos, perto (antes ou depois) do meio dia, que usem protetor solar, gente! De verdade, parece frescura ou não tão importante, mas eu literalmente senti na pele o castigo do sol naquela tarde! Que como podem ver abaixo, estava bem forte! Hahah

Ao chegar lá, o evento já estava se preparando para dar início, e pra quem achou que Sorocaba estava fraco de skatistas, se enganou, meu caro! Porque o evento lotou de pessoas apaixonadas pelo esporte!

E logo de cara, meus queridos, as garotas deram um baita show na pista, mandando ver! Mostrando que aqui não tem essa de "skate é coisa de menino", não!

E como todo campeonato, rolou sim a tal premiação de primeira linha, com shapes, peças, tênis, camisetas! Tudo que os skatistas gostam, hein!?  

E os rapazes também não fizeram feio não! Vieram preparados pra competir e curtir esse evento! Eram manobras e mais manobras, umas tentando superar as outras, o que eu te garanto, não foi nada fácil! Mas quem entende, entende, e ali eles deram o seu melhor!  



E vejam só, andando ao redor do evento, eu encontrei um grupo de Grafiteiros logo do outro lado da pista! Pra quem é bem ligado na arte "da rua", que por sinal, me encanta muito! Aqui fica um registro dos rapazes que estavam grafitando e ensinando! 

Voltando para o Skate, após as baterias do campeonato as pistas foram liberadas para o uso livre! 
E foi aí que eu vi, que o skate não limita quem quer começar! Desde crianças a adultos, e não havia um sequer que questionava pela idade, aparência ou sexo! Pelo contrário, se misturavam, ajudavam uns aos outros, riam juntos dos erros, davam conselhos pra melhorar e comemoravam juntos com palmas e palavras de incentivo, os acertos! 

Lembrando que usar proteções como capacete, munhequeiras, cotoveleiras e joelheiras, é ESSENCIAL, seja pra quem está começando, quanto para quem já pratica a muito tempo!
Entre a diversão e a segurança, a segurança vem sempre em primeiro lugar, combinado?

E em meio a toda movimentação constante e frenética que ocorria na pista de skate, teve um rapaz que me chamou muito a atenção
Ele por diversas vezes subia uma rampa de uma altura de uns 2 metros pra mais, mas parecia nunca descer satisfeito dela. Hora o skate escapava, hora faltava impulso pra chegar ao limite da rampa, hora ele até ultrapassava a altura dela. 

E eu realmente fiquei intrigado com a persistência desse cara!! Foi aí que eu decidi acompanhar ele, fazendo um click a cada tentativa, até que... Depois de tantas tentativas, quando eu achei que ele fosse desistir... Esse garoto me ensinou a recompensa chamada Satisfação de, pela primeira vez na fotografia, persistir, insistir, ter paciência e esperar! E aqui está o "Click do Acerto" Haha :
PARABÉNS RAPAZ! MANDOU MUITO BEM!! 

Pois é, meu povo, praticar esporte é isso! Errar, acertar, se superar, se surpreender e melhorar a cada dia! Nunca entre ou comece algo, pensando que será mil maravilhas e no dia seguinte você será o profissional da área, conseguindo fazer tudo. 

Assim como todo esporte, o Skate é feito de dedicação, persistência, DORES, investimentos, e acima de tudo AMOR! Se você tem vontade de começar, corra atrás! Garanto que vale a pena!

E aí!? Preparado pra começar a remar!?

E foi assim que o dia se encerrou em mais um evento cheio de emoções, aprendizados e experiências novas na fotografia pra mim, pessoal!

Esse evento rendeu muitas outras fotos, mas selecionei estas dentre elas para que o post não ficasse muito longo! Para ver as demais fotos do evento, é só clicar aqui!


Como fotógrafo: Foi a primeira vez que fotografei algum tipo de esporte e confesso que me apaixonei por essa área! Foi muito gratificante e significante pra mim, receber esse convite, envolvido de amigos e grandes atletas!!
Foi de extrema importância para que eu entendesse melhor e colocasse em prática meus conhecimentos sobre a velocidade do obturador!
Para quem tiver dúvidas sobre como trabalhar/entender/usar melhor a velocidade do obturador da sua câmera, deixo aqui disponível esse link de Introdução, que também se encontra na aba "Materiais - A Introdução da Fotografia..." desse blog.

Lembrando que o LTM Fotografia apoia a prática de esportes, e incentiva todos os atletas e quem deseja um dia praticar! 

Por hoje é isso galera, logo mais, conteúdo novo nas postagens, então fiquem ligadinhos!! 
Um imenso abraço a todos! FUI! 

4 comentários:

  1. Nossa, as fotos ficaram incríveis!!!! E esse céu gente?? Queria um post só de céu hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima ideia, moça! Vou planejar um post só com fotos de céu, Ma! Obrigado pelo apoio sempre e por acreditar nesse sonho! s2

      Excluir
  2. Que evento divertido, sou de Sorocaba e nunca nem ouvi falar hahahaha (a por fora). Gosto de fotos de detalhes, como essa penúltima ^^.


    Até!

    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Lilian! Que prazer recebê-la aqui! ^^ Então, pra você ver né! Eu também sou, mas esses eventos são tão pouco divulgados que chega dar pena! E confesso que a penúltima tbm é uma das minhas favoritas! Hehe Volte sempre, viu!? Obrigado pela visita!

      Excluir