Entrevista com Paulo Ricardo Lisboa - Sorocomics


LTM Fotografia: Paulo, primeiramente, gostaria de saber qual é a sua relação com os HQs?

Paulo:
As histórias em quadrinhos me acompanham desde a infância. Como todo brasileiro, tive a participação do Mauricio de Souza com seus quadrinhos, como incentivo à leitura. Meu primeiro quadrinho foi do Cascão, desde então fui guardando e quando me dei conta, já possuía varias caixas de revistas em quadrinhos. 


LTM Fotografia: Legal Paulo, e nos conte de onde surgiu a ideia de abrir uma loja de HQs em Sorocaba?

Paulo: Eu sou de SP e morei lá até 2012, então conheci muitas pessoas relacionadas ao assunto e muitas lojas de quadrinhos. Porém, vindo para Sorocaba, eu senti falta de um ponto comercial desse gênero. Enfim, conversei com a minha família e havia esse espaço disponível aqui em casa, então resolvi abrir aqui mesmo.

"Eu me sinto aquele garoto que cresceu querendo jogar bola, e hoje joga!"
- Lisboa, Paulo -


LTM Fotografia: E a Sorocomics pretende promover atividades no decorrer do tempo? Se sim, quais?

Paulo: Sim, o nosso intuito é aproveitar a sala que temos e o espaço aqui fora para trazer autores e fazer tardes/noites de autógrafos. Se houver uma demanda, podemos pensar até em oferecer alguns cursos.


LTM Fotografia: Além das atividades, o que você diria que é o diferencial da Sorocomics?

Paulo: O atendimento. O meu desejo é que, quem venha na loja, se sinta em casa. Eu trabalho com quadrinhos, eu gosto de quadrinhos, então as pessoas serão sempre muito bem acolhidas aqui, pois eu trabalho com o que amo. Aceito sugestões do que as pessoas querem comprar, corro atrás. E eu faço tudo isso com o maior prazer.


LTM Fotografia: A Sorocomics pretende focar mais em alguma classe dos HQs, ou manter a balança equilibrada?

Paulo: Aqui a balança vai ser igual para todos. Hoje temos uma divisão de 3 espaços:
(1) Os quadrinhos independentes.
(2) Os quadrinhos mais comerciais, como os de heróis e mangás.
(3) Quadrinhos de editoras menores, aqueles que o público tem mais dificuldade de encontrar em outros lugares.
A ideia é dar espaço para todo mundo!


LTM Fotografia: Pode nos contar um pouco sobre a sua profissão de Diagramador e Diretor de Arte?

Paulo: A porta de entrada ao meu trabalho com os HQs foi um tanto "cara de pau".
Pesquisando sites de quadrinhos, me deparei com um site que possuía um ótimo conteúdo, porém o layout deixava um pouco a desejar. Reconhecendo o potencial do site, eu resolvi oferecer a eles um visual melhor para o layout, como uma doação pelo amor que eu tenho pelos quadrinhos. Foi onde eu criei laços com esse pessoal que já trabalhava com HQs.
Com o tempo eles foram crescendo e se tornaram um portal na internet. Sugeri ao dono que lançassem alguns quadrinhos e fui convidado para trabalhar com eles, quando em 2006 - 2008 eles trouxeram o "The Walking Dead". Corri para fazer um curso e passei a diagramar a partir do 3º volume, os quadrinhos dessa tão famosa história dos mortos-vivos.
Eu não tenho muita facilidade no desenho, mas queria de alguma forma, estar envolvido com os Quadrinhos. E esse foi o meio que encontrei para estar mais próximo do que gosto de fazer.


LTM Fotografia: E como anda o mercado de HQ no Brasil, Paulo?

Paulo: O mercado de HQs no brasil está na sua melhor fase. O grande número de editoras que surgiram recentemente estão encontrando espaço. Ano passado eu estive no festival de Belo Horizonte e foi o ano que teve mais publicações independentes de toda sua história.


LTM Fotografia: Qual é a sua visão para o futuro dos HQs nacionais?

Paulo: Bom, a visão para o futuro é que continue crescendo e melhorando. Com os meios online facilitando o trabalho à distância, hoje eu conheço várias pessoas que trabalham via internet com empresas dos Estados Unidos, sem ter a necessidade de ir para lá. O público está atrás de novidades, e tem gente fazendo coisas novas o tempo todo. Então o futuro do HQ nacional é bastante promissor e a tendência é crescer!


LTM Fotografia: Em nosso primeiro contato, você nos falou sobre ter fundado a Editora EDDA, no ano passado. Podemos falar um pouco dela?

Paulo: Me relacionando com certa Editora, eu sempre sugeria alguns trabalhos. Sempre fui um cara bem navegador, pesquisando por trabalhos estrangeiros e encontrava obras promissoras para serem trazidos ao Brasil, mas muitos eram difíceis de ter acesso e por isso, as sugestões eram recusadas pela mesma editora.
Foi onde achei que eu deveria lançar o que eu realmente achava que funcionaria, e a oportunidade surgiu
Por gostar muito de mitologia, de história e poesias, e na época estar assistindo uma série que se tratava de vikings, pesquisei um pouco mais a fundo, e descobri que EDDA se refere a poemas e versos nórdicos antigos. E na hora de criar a marca, eu desenhei o barco dos vikings, simbolizando o espírito desbravador deles, de navegar e conquistar.
Essa foi a ideia de criar a Editora EDDA. E o público alvo é mais voltado ao pessoal que gosta ou procura por quadrinhos independentes.


LTM Fotografia: Qual é o seu sonho, profissionalmente, Paulo?

Paulo: Eu sempre tive o desejo de montar um estúdio de diagramação dentro da loja. Quem sabe, um dia eu consiga unir os dois e se necessário vamos correr atrás de um espaço maior até, para atender melhor o público.


LTM Fotografia: Uma mensagem para quem veio, para quem não veio e a todos os amantes de HQs de Sorocaba e Região.

Paulo: "Bom galera, antes de tudo, quero agradecer o apoio de todos. Nós estamos começando, então vou pedir um pouquinho da paciência de vocês. A gente vai tentar fazer o melhor possível aqui.
E como ja foi dito, eu quero que essa loja seja uma extensão da casa de vocês, da estante de vocês.
O que estiver faltando ou o que tiverem de sugestão, dá uma dica, que a gente vai fazer o possível para atender a todos os gostos.
Que vocês venham mais vezes. E quem não pôde vir na inauguração, que venham conhecer a loja durante a semana, Dá pra conversarmos bastante sobre os quadrinhos, e quem sabe, posso até mostrar meu trabalho, se tiverem interesse! Grande abraço e mais uma vez, muito obrigado!"

2 comentários:

  1. Adorei! Você também é repórter. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha não sou não moça, mas as vezes precisamos vestir a camisa e ir mais a fundo no assunto né? Hehe
      Espero que tenha gostado! Volte sempre! S2

      Excluir